A vontade habitual de introduzir novidades no MIA, levou a que a sua 5ª edição fosse plena de inovações. Foi nesse ano que começaram a realizar-se as famosas jam sessions after hours no Armazém dos Tubos.
Numa das manhãs do festival, decorreu uma sessão de Lu Jong (yoga tibetano) dinamizada por Carlos Canão. Na tarde de domingo, por coincidir com o Dia Mundial da Criança (1 de Junho), realizou-se, em parceria com o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, um workshop de construção de instrumentos musicais para crianças, tendo os participantes sido depois integrados num concerto do Red Ensemble que se realizou na Igreja de S. José, com direcção de Manuel Guimarães.
Foi também neste ano que se realizou pela primeira vez um concerto ao ar livre – a Fanfarra Bizarra apresentava-se na tarde de sábado no pátio da Casa da Tauria, com os seus integrantes dispersos pelos vários recantos daquele agradável espaço.
O MIA 2014 começou na sexta feira, 30 de Maio, com uma masterclass dinamizada por Carlos Zíngaro, seguida de concerto de apresentação da mesma. Nessa noite, na Igreja de S. José, actuou um duo vocal feminino com as cantoras Maria Radich e Luísa Brandão.
Os restantes grupos convidados foram os italianos LessIntellective Audiovisual Ensemble com Bruno Parrinha, a Camerata Nocturna, o D.O.M.S. e o Instant Chamber Music. Além destes, actuaram vinte e dois grupos sorteados e seis ensembles que foram dirigidos por Paulo Curado, Maria do Mar, João Pedro Viegas, Gloria Damijan, Pedro Castello Lopes e Maresuke Okamoto.